Artistas de diferentes expressões artísticas debateram, recentemente, na sede da X-HUB, em Maputo, o processo de Produção de Conteúdos Culturais e as suas facetas.

A sessão de conversa que durou cerca de duas horas contou com a presença de Dj Carlos Pedro e David Joshua – locutores e produtores de conteúdos da RDP-Africa, Músicos moçambicanos, como é o caso de Aniano Tamele, Xixel Langa, Nelton Miranda, Sizaquel Mathombe, Kátia Vanessa, Melony e o teatro Joaquim Matavel foi representado pelo director da Associação Cultural Girassol, entidade que realiza o festival internacional do teatro de Inverno.

Com um acústico proporcionado pelo músico Aniano Tamele o evento começo e de seguida foram feitas as notas de boas vindas pela directora executiva que destacou que a X-HUB é a primeira Incubadora de Negócios Culturais e Criativos com objectivo de criar intercâmbio das expressões artísticas no seu todo para que em conjunto possa se ter um desenvolvimento da cultura no seu todo.

O tema proposto para sua discursão maior parte das vezes foi deixado de lado devido a uma inquietação ligada a distribuição das obras, monetização e a sua promoção que é segundo os artistas dificilcitada devido a ausência de canais próprios nacionais que lidam directamente com essas temáticas, facto que, até certo ponto obrigam o artista a criar e a desenvolver acções de publicidade dos trabalhos.

 

A sessão de conversa contou com diversos fazedores de opinião e jornalistas, como é o caso do Isidro Dimande que se sentiu na obrigação de fazer um aconselhamento aos músicos para que façam sempre boas escolhas quando estão a procura de um oficial de comunicação para efeitos de promoção e produção de peças jornalísticas direcionadas. Dimande recordou que há necessidade de artistas terem biografias profissionais e outros instrumentos de promoção importantes para a produção e aliciação dos mercados nacionais e internacionais porque o mundo cada dia está mais exigente.

 

A ausência da internacionalização musical moçambicana, é uma realidade, agudiza-se pela falta de distribuidoras no pais e os empresários aparentam não estar preocupados com a busca de novos talentos, destacou Sizaquel Matlombe.

 

Chegada a vez de ouvir os representantes da RDP –Africa, neste caso, Carlos Pedro e David Joshua revelaram um sentimento de susto porque na sua politica de trabalho em momento algum foram ditos que devem fazer cobranças para que as obras artísticas passem nos seus espaços. De forma directa o Dj Carlos pedro procurou entender se exite uma entidade que vela pelos direitos dos autores e lhe foi respondido de imediato que existem em moçambique.

 

Importa destacar que a sessão de XTalk tinha como tema a “produção de conteúdos Culturais” e contou com diversos actores sociais desde a academia, músicos, actores de teatro, jornalistas e apresentadores de radio e televisão.

 

A incubadora X-HUB é uma iniciativa da Khuzula e é financiada pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut. O Sound Connects Fund é possível com financiamento do ACP-EU Culture Programme, um projeto implementado pelo Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung. As tintas CIN tambem são parceiros do projecto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/xhub/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427