A XHUB e o colectivo NósARTE expõem de forma especial a amostra As verdades da Capulana, na Igreja Santo Antonio da Polana, das 10 as 17horas no âmbito do maior evento mundial que visa valorizar algumas infraestruturas que apresentam uma exclusividade arquitetónica que é realizado no presente ano em Moçambique entre os dias 29 e 30 de Outubro corrente, Sob o lema: Aproximando cidadãos à arquitectura e ao património da Cidade de Maputo.
A XHUB no âmbito do festival internacional Open House Maputo irá encabeçar algumas actividades de caracter cultural, como é o caso da exposição de arte as Verdades da Capulana, realização de concertos musicais, danças tradicionais moçambicanas, Pernas de Pau e Malabarismo.
A parceria surge também com objectivo de criar uma conectividade e criação de parcerias estratégicas com os artistas do mundo inteiro para que nas próximas edições ao nível nacional e internacional haja troca de experiências e partilha de palco.
O lançamento oficial do Open House 2022 coincidiu com a abertura da exposição “O silêncio da sombra”, de Júlio Dengucho, que comporta todos edifícios abrangidos neste projecto e foi realizado no Camões – Centro Cultural Português e Maputo, ontem – 27 de Outubro- com participação especial do vice-ministro da Cultura e Turismo, embaixador de Portugal em moçambique, o emblemático arquiteto José Forjaz, directora executiva da XHUB, parceiros e estudantes de arquitetura de diferentes instituições de ensino nacional.
Fedson Bacar, vice-ministro da Cultura e Turismo destacou que a Open House Maputo é um marco bastante importante para história nacional, de tal forma que, este deve ser preservado para que mais edições de género sejam realizadas em moçambique.
O festival internacional Open House é o maior evento de celebração da cultura paisagística urbana no mundo, uma experiência de “Museu ao ar livre”, em que serão abertos vários edifícios de Maputo ao público, para que possam conhecer mais um pouco do Património Histórico, Cultural da Cidade das Acácias e ao nível de África é a segunda Cidade a acolher o evento depois de Lagos, na Nigéria.
A representante do presidente do Município de Maputo a vereadora da Cultura e turismo, Isabel Macie, fez referência que esta escolha foi acertada porque a construção arquitetónica da cidade é bastante convidativa, facto que, convidou aos presentes para que transmitam ao mundo o quão é bela chamada Cidade das acácias.
O embaixador de Portugal acreditado em moçambique António Moura, destacou que esta é uma actividade que chega a moçambique depois de ter sido realizada em lisboa e porto e que chega a cidade de Maputo para ao nível internacional valorizar o património arquitetónico existente.
Open House Maputo abre entre várias, as portas de edifícios como Embaixada dos Estados Unidos, CFM, Casa de Ferro, Igreja Santo António da Polana, Casa da Família Ferreira dos Santos, Hotel Polana, Edifício Dragão e Rádio Moçambique.
Durante a cerimónia de lançamento da Open House Maputo foram premiados 6 estudantes de arquitetura que apresentaram melhores Maquetes e fotografia das infraestruturas que estão contempladas, nesta primeira edição.
Os dois dias da realização do festival, estão programadas visitas guiadas pelos edifícios emblemáticos da Cidade de Maputo e, em paralelo, serão promovidos workshops, debates, talks, concertos e animação cultural.
A Open House Worldwide é uma organização mundial de aproximação da arquitectura à sociedade civil, através da abertura de espaços de interesse arquitectónico e histórico à classe de profissionais de arquitectura e à população em geral. A rede foi fundada e é administrada por uma organização sem fins lucrativos, baseada no Reino Unido.
Por: Gil Gune