A XHUB Acolheu entre os dias 09 e 12 de agosto de 2022 o segundo workshop que tinha como objectivo nutrir diferentes criativos de matérias ligadas a busca de financiamento.
O Workshop que durou três dias juntou diferentes especialistas, académicos e gestores de fundo que durante as sessões partilharam as formas correctas para produzir uma narrativa de concepção de um projecto cultural, suas facetas e mecanismos necessários para a sua submissão associados a processos subsequentes.
O primeiro dia tinha como principal objectivo apresentar aspectos conceptuais de projectos e partilha de experiências de inicio de projecto cultural que antes não era prioridade a sua criação. As duas primeiras mesas foram facilitadas por Matilde Muhocha que é docente das indústrias culturais e Ivan Laranjeira director geral do museu mafalala e da Associação Iverca, respectivamente.
A partilha de aspectos ligados a mecanismos de Financiamento, fontes de Financiamento e perfil de fundraiser foram os principais assuntos abordados no segundo dia por Zeca Tsamba- Docente de artes, Rufus Maculuve Músico e docente de artes e Ofélia da Silva especialista em património Cultural e Oficial de programa nacional de cultura da UNESCO.
Algo bastante notório na sala que acolheu o workshop é que maior parte dos participantes eram criativos que já estão no mundo das artes há literalmente bom tempo, porém, o atractivo é que terminada a formação prometeram apresentar a XHUB resultados satisfactorios resultantes da formação adquida nesta primeira incubadora de negócios culturais ecriativo.
Na sessão de fecho, o director geral, Paulo Chibanga, mostrou abertura a todos para que caso queiram desenvolver seus projectos possam se aproximar da XHUB para efeitos de consultoria e melhoramento dos seus projectos culturais e dinamização da cultura moçambicana visando a sua internacionalização.
Importa destacar que este foi o segundo workshop a ser realizado com opbjectivo de ajudar os criativos na sua produção de conteúdo associado a gestão financeira e criação de projectos cultuais que respondam pontualmente os problemas culturais.