O Festival AZGO está de volta à cidade de Maputo! A 10ª edição do evento terá lugar nos dias nos dias 19, 20 e 21 de Maio, com diversas propostas e exploração de diversos espaços.
O AZGO regressa três anos depois de uma paralisação imposta pela pandemia da COVID-19. O show de abertura, marcado para o dia 19 de Maio, terá lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano. No dia seguinte, será a vez do Campus Principal da Universidade Eduardo acolher o principal evento. O encerramento vai acontecer no dia 21 de Maio, num show gratuito e de agradecimento no campinho do bairro da Mafalala.
A Khuzula e a equipe de curadoria escolheram “Diversidade cultural e paz” como tema para assinalar as dez edições do festival, com intuito de prestigiar um dos pilares fundamentais do AZGO; que é a junção de várias culturas no mesmo espaço em ambiente de convivência e de pura harmonia.
Estes valores são difundidos pelo festival através de uma programação que cria iniciativas de solidariedade, fóruns de debate de ideias e convergência das diferenças entre os intervenientes, programas de colaborações, promoção e divulgação dos artistas e das suas obras e a valorização da cidade de Maputo como um território cosmopolita. E acima de tudo com o propositivo de posicionar o Festival AZGO como um símbolo artístico e turístico da cidade das acácias.
O programa da 10ª Edição do Festival AZGO inova e renova as abordagens da marca, procurando impactar mais e abrangendo novas audiências. Deste programa, destacamos a actuação pela primeira vez no palco principal do rapper sul africano K.O. Em termos de artistas nacionais há algumas estreias, casos de Elvira Viegas e Yaba Buluku Boyz.