A galeria da XHUB acolhe no dia 9 de Maio, às 18 horas, a cerimónia de inauguração da exposição colectiva dos artistas plásticos Noél Langa, Mário Tique, John Forna e Fernando Chaleque, designada “A Ponte: as 3 fases da Ponte Surreal em Assemblagem Abstrata e Figurativa”.
A curadoria da exposição tem como base a “A Ponte” que é considerada uma expressão de artes plásticas que vem trazer três contextos diferentes unidos em suas telas por seus diferentes pinceis e traços, buscando três gerações de artistas condecorados, juntos por uma causa da necessidade de fazer a ligação num ser que é o antes Independência, a construção e reconstrução da paz, aliada a era do desenvolvimento sustentável, onde vê a técnica de cada um com suas paixões artísticas.
Segundo o curador da Exposição, Emídio Macabi, a amostra visa destacar a beleza, grandeza e desenvolvimento estético que os artistas Noél Langa, Jonh Forna, Mário Tique e Fernando Chaleque fazem brilhar com suas nuances artísticas.
A Ponte, é construída por três fases do Surreal em Assemblage, Abstracta e Figurativa, num universo cheio de identidade cultural que se reserva a moçambicanidade, dum sonho para quem nunca fecha os olhos entre a cegueira das cores e a vida das artes plásticas.
Contextualizando o antes e o agora, para que o amanhã seja o passado em cadeia de percursos longicous e vindouros para as artes de representar a partir das tintas, telas e material reciclado.
Por: Gil Gune