O coordenador da Marimba em moçambique, Paulo Chibanga, apresentou a iniciativa que pretende valorizar a produção musical, através da sua pesquisa, digitalização, promoção e distribuição internacional dos acervos, na Biblioteca do Centro Cultural Português em Maputo no decurso da cerimónia de exibição dos projectos Subvencionados pelo PROCULTURA em Moçambique, na presença do Primeiro-ministro Português e Ministra da Cultura e Turismo.

A PROCULTURA em Moçambique tem dez projetos subvencionados, implementados em cinco províncias – Maputo, Inhambane, Niassa, Cabo Delgado e Nampula – representando um valor global de 4 milhões de euros. Entre os dez, sete são coordenados por entidades moçambicanas.

 

Está ainda em curso o projeto de desenvolvimento de um polo de criação artística contemporânea em Maputo. Estes projetos irão, ao longo dos próximos dois anos, contribuir para a criação de 3milhões de emprego no setor cultural nas áreas da Música, Artes Cénicas e Literatura Infanto Juvenil e, simultaneamente, promover a comercialização e internacionalização da produção artística dos PALOP e de Timor-Leste ao nível regional e internacional segundo o encarregado de Negócios da União Europeia em Moçambique.

 

 

O projecto Marimba é implementado em 4 países africanos e são embaixadores os artistas Paulo Flores, Nástio Mosquito-Angola, Manecas Costa – Guine Bissau; Stewart Sukuma – Moçambique e Etson Caminha de Timor-Leste.

Depois da concepção do projecto foram definidas linhas de implementação que já estão em curso como é o caso do lançamento da Plataforma Digital Marimba que tem o seu acesso gratuito que integra todos os serviços e actividades, Marimba Sounds – Editora de música, com sede em Moçambique que brevemente fará o lançamento da obra Marrabenta e em parceria com a escola de Comunicação e Artes da UEM esta a decorrer o Marimba Academy que é um Programa de formação e capacitação técnica e em falta estão 5 grandes pilares.

 

É destaque que na cerimónia realizada na Biblioteca do Centro Cultural Português em Maputo houve espaço para a apresentação de mais dois projectos designados Música Para Todos representado pela Stela Mendonça e Fábio Ribeiro apresentou Banda desenhada que visa promover a literacia nos PALOP. E o encarregado de negócios da União Europeia em Moçambique, Stefan Simosas, anunciou que nos próximos tempos será disponibilizados 5milhoes de Euros para uma iniciativa designada Crultivarte que será subdividido em grupos alvos privados, Associativos e Público, neste caso, gerido pelo ministério da Cultura e Turismo.

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/xhub/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427