O Governo francês por intermedio da embaixada acreditada em moçambique condecorou, recentemente, com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras o director da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea-KINANI, Quito Tembe, pelo seu contributo artístico.
A Cerimónia de Condecoração de Quito Tembe para a ordem de Cavaleiro das Artes e Letras realizou-se na Embaixada da França em Maputo e foi bastante concorrida pelos fazedores das artes, produtores de espetáculos e pelos representantes de centros culturais instalados ao nível da cidade de Maputo.
A condecoração reflete um reconhecimento ao trabalho feito no desenvolvimento e projeção da dança contemporânea e o evento foi carregado de grande simbolismo pelo trabalho feito por Tembe revelando mais uma vez que é possível ser reconhecido o esforço feito no âmbito cultural.
Esta condecoração reveste-se de uma enorme importância para a classe artística e para a nova geração de fazedores de cultura em Moçambique.
Quito Tembe é director da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea-KINANI, co-curador do Festival Afro-Vibes 2021 em Amsterdam, Holanda, e membro da direção artística do Festival Danse l’Afrique Dance 2021 em Marrakech, Marrocos.
Importa destacar que, Quito Tembe é membro do conselho de administração da X-HUB – Incubadora de negócios culturais e criativos que é uma iniciativa concebida pela empresa moçambicana – Khuzula – durante a pandemia da COVID-19 sendo a primeira acção de género em Moçambique e em países lusófonos Africanos financiada pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut. O Sound Connects Fund é possível com financiamento do ACP-EU Culture Programme, um projeto implementado pelo Secretariat of the African, Caribbean and Pacific (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung.
Por: Gil Gune