A XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e Criativos acolhe nas suas instalações em Maputo, na pretérita terça-feira, 18 de Julho do Corrente ano, o lançamento da 5ª edição do Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival. O evento serviu para anunciar oficialmente os artistas Moçambicanos que farão parte desta 5ª edição que visa apresentar uma celebração única e sofisticada do estilo vintage africano destacando o local, saudável, criativo e o delicioso, numa experiência verdadeiramente sensorial.

 

 

Este festival de comida e moda regional e autenticamente local, celebra o local, o saudável, o criativo e o delicioso exibindo com orgulho os sabores surpreendentes e diversos da África Austral. O espírito de Luju está encapsulado no ethos do festival “Um retorno ao futuro africano”, que celebra a beleza e o estilo da África, do passado ao presente e ao futuro. É uma jornada dos sentidos, uma releitura de nossa herança e uma prévia das inovações de design do amanhã.

 

Apresente edição do Luju, será subordinada ao lema “Um Regresso ao Futuro Africano” e visa encontrar expressão com os dois grandes temas deste ano: Design Gastronomia no espaço Culinário, explorando a comida como uma forma de arte que envolve todos os sentidos; e African Fashion Folktales na arena da moda, que analisa nossa herança africana para transformar o futuro por meio do design.

 

O Luju Festival está se expandindo ainda mais na região da África Austral, estabelecendo novas parcerias com outros eventos apoiados pelo Standard Bank, como o festival Stanbic Jacaranda no Zimbábue, bem como estreitando laços com o AZGO Festival e o X-Hub em Moçambique, resultando num cartaz mais alargado e diversificado representando toda a África Austral. Uma das formas de representar este maior foco regional é com um Country Showcase anual e o destaque está na África de língua portuguesa, com um interesse especial na cultura, gastronomia, design e música moçambicanas.

 

 

A Directora Geral do Festival Azgo, Júlia Novela, durante seu discurso destacou que acolheu a ideia de lançar e segmentar a parceria particularmente, neste ano porque pretende dar seguimento do movimento Afro Futurismo iniciado na 10ª edição do festival Azgo- realizado em Maio do corrente ano – que celebrou a moda numa prespectiva inovadora e com pensamentos virados aos anos 3mil.

 

“O assunto sobre Afrofuturismo que mais se destacou na edição deste ano do Festival AZGO tem recebido cada vez mais atenção porque representa uma mudança significativa na forma como identidades afrodescendentes são representadas na midia, na cultura popular e na sociedade em geral. O Afrofuturismo é uma abordagem criativa e cultural que visa imaginar futuros alternativos, utópicos ou distópicos, através do prisma da diáspora africana”.

 

O Afrofuturismo desafia a hegemonia cultural e a invisibilidade histórica que os povos afrodescendentes têm sofrido e se concentra em equilibrar as disparidades sociais e políticas associadas a essa história. É uma forma de dar voz, poder e representação a uma comunidade histórica e sistematicamente marginalizada, destacou a directora Júlia.

 

 

 

Já a gestora de Projectos do Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival, Penny Bouwer, na sua interveção frisou que o Luju, particularmente no “Anfiteatro House On Fire será transformado em um Sabor de Moçambique, um espaço eclético e vibrante que oferece uma experiência afro-lusófona para os festivaleiros interagirem com a moda, a música e o ritmo da colorida costa africana, com uma pitada de Brasil em a caipirinha bar. Nesta mesma area, será instalado o Azgo bazar – onde os parceiros do festival AZGO e X-Hub irão levar os estilistas e artistas de Moçambique.

Penny, destacou ainda que “entre os muitos talentos musicais surpreendentes que serão encontrados no Luju Festival deste ano, destaca-se a dupla de irmãos e dj´s The Hood Brodz que farão uma fusão de musica eletrónica com géneros folclóricos do norte de moçambique junto da Rainha do Tufo- Dona Saquia; Vintani Nafassi, a compositora e activista cultural, Lenna Bahule e a banda de Dub Reggae Fusion- GranMah”.

 

Um fantástico alinhamento de chefs, designers e músicos talentosos, bem como uma série de novas experiências para saborear, serão oferecidas este ano. A comida está no centro da experiência de Luju, e o Programa de Culinária será apimentado com vitrines de comida e demonstrações de luminares com o Chef Mokgadi e o charcutier Richard Bosman, ambos da África do Sul, bem como o renomado juiz de vinhos Tinashe Nyamudoka, de Zimbábue.

 

Importa destacar que um desfile de moda regional com estilistas de Eswatini, Zimbábue e Moçambique é um dos destaques do Programa de Moda e, claro, a música dará o tom com apresentações fantásticas do aclamado vocalista sul-africano, trompetista e o diretor musical Mandisi Dyantyis, a potência do rap sul-africano vencedor de vários prêmios de platina, Big Zulu, o amado Mango Groove, cujo som exclusivamente eclético de Big Band “Marabi-Pop” conquistou os corações dos amantes da música desde 1989, e O próprio e versátil virtuoso de Eswatini, Tlale Makhene.

 

A animada e transcendente cantora e activista pan-africana Zoë Modiga, o gigante do Afro-House eletrônico Sun-El Musician e o músico de jazz africano de ponta Vuma Levin se juntam ao barítono de ópera de Eswatini, Lwazi Dlamini e uma das estrelas em ascensão de Eswatini, Sarnilo. Fique atento à sensação do coral sul-africano The Joy e à banda de rock clássico Painted Flowers, bem como ao activista musical congolês Mapumba Cilombo, cantor e compositor, contador de histórias, produtor musical e Voice for Wellbeing.

 

 

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/xhub/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427