Previous
Next

Sobre

A X-HUB – Incubadora de negócios criativos é uma iniciativa concebida pela equipa da Khuzula durante a pandemia da COVID-19 e a primeira iniciativa do género em Moçambique e países lusófonos Africanos.

 

A incubadora criativa está sediada em Maputo, numa cidade cosmopolita por excelência que reúne pessoas de diversas culturas e nacionalidades. Pretende contribuir para o desenvolvimento acelerado da economia criativa local com projeção futurística.

 

Actualmente, em Moçambique, bem como em toda África Lusófona, não há um centro integrado de desenvolvimento de competências profissionais em negócios de cultura e criatividade, pelo que a X HUB surge para preencher a lacuna neste sector.

 

A X-HUB proporciona um espaço para criação, acesso a capacitação e mentoria em competências para negócios criativos, alargamento de rede de contactos e acesso a uma vasta gama de serviços e infraestrutura compartilhada com o objetivo de elevar o valor e a visibilidade dos produtos e serviços criativos, aconselhamento sobre quais serviços e produtos que podem atender melhor às suas necessidades no mercado nacional e internacional.

Dispomos de espaço físico com áreas comuns para os profissionais criativos trabalharem e colaborarem. Numa outra prespectiva, o espaço visa acolher apresentações musicais, exposições de arte e workshops. Os criativos que operam na área de produção de áudios e vídeos tem acesso aos estúdios para dinamizarem as suas produções que prespectivam uma nova dinâmica para a economia criativa local.

 

 A incubadora criativa tem uma internet de alta velocidade e um espaço para reuniões e restauração. O local poderá ser usado também para eventos, algo que é fundamental para artistas que precisam organizar lançamentos, conferências de imprensa, apresentações, entre outros. 

 

 

A incubadora XHUB é uma iniciativa da Khuzula, em parceria com The Music In Africa Foundation (MIAF) e Goethe-Institut South Africa. O projeto faz parte do Sound Connects Fund, que é implementado pelo MIAF em parceria com o Goethe-Institute e viabilizado com financiamento dos ACP-EU Programa Cultura com cofinanciamento do Goethe-Institut. A Siemens Stiftung, uma fundadora parceira da MIAF, que também é parceira do fundo.