Projectos moçambicanos submetidos em Março do corrente ano na Sound Connects Fund, no âmbito da chamada para projetos lançados para a região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), orçados em 217 890 euros foram aprovados e anunciados recentemente pela entidade que gere o fundo destinados a iniciativas criativas.
A Sound Connects Fund respondeu positivamente 4 projectos moçambicanos que serão implementados nas disciplinas de Artes Cênicas, Dança e teatro, Educação Artística, Cinema e tecnologia digital.
A aplicação dos projectos aprovados será de forma nacional e regional como é o caso da iniciativa que visa promover o Sistemas de Comunicação Tradicionais e Indígenas para os Povos de Leste da Zâmbia, Malawi e Moçambique, Promoção de danças tradicionais, música e teatro no reforço da identidade patrimonial cultural da Ilha de Moçambique e a facilitação de Acesso a Produtos de Arte e Cultura para Crianças da Periferia de Maputo.
A chamada recebeu uma forte resposta da comunidade cultural da região com propostas inovadoras em uma ampla gama de disciplinas, incluindo música, dança, cinema, moda, artes visuais, teatro, animação e literatura. O número de candidaturas de países de língua portuguesa também aumentou significativamente.
Os beneficiários finais foram selecionados de oito países e receberam fundos de vários tamanhos, totalizando 911.000 euros. A duração dos projetos varia entre oito e doze meses, dependendo do tamanho da subvenção. Os candidatos aprovados são provenientes de Moçambique, Malawi, Zimbabwe, eSwatini, Namíbia, Zâmbia e Angola.
Por: Gil Gune