A sala de projeção da XHUB acolhe entre os dias 24 e 26 de abril corrente, a partir das 17h30, uma sessão de projecção de filmes e no ultimo dia o workshop subordinado ao tema Realização do Som com Dramatologia Fílmica, inserida nas celebrações dos 45 anos de carreira do Cineasta moçambicano Gabriel Mondlane.

 

No workshop Gabriel Mondlane partilhará suas experiencias profissionais ligadas ao cinema associadas as diversas viagens de trabalho, busca de fontes, recolha de dados para compor as suas histórias e as facetas que nutre diariamente um cineasta que pesquisa estórias de interesse público e, igualmente, de mudança comportamental.

 

O programa por detrás do workshop preconiza a projeção de 3 filmes que tem um denominador comum á mulher e foram escolhidos- os filmes- com intuito de celebrar o mês destinado a mulher moçambicana, porém, apresentando questões de reflexão da ala, através dos filmes Silêncio da Mulher, Doença da Mulher e Voz Nocturna.

 

SINOPSE´S

 

SILÊNCIO DA MULHER

Duração – 45 minutos

Na África sub-Sahariana, múltiplos factores sócio-culturais impedem as pessoas de falarem abertamente sobre o HIV/SIDA, o que dificulta o recrutamento e a aderência aos programas de prevenção e tratamento, quando estes estejam disponíveis na rede sanitária. “Silêncio da Mulher” é um filme destinado a provocar o debate e a reflexão. Ambientado na zona rural do sul de Moçambique, aborda temas críticos sobre reprodução e HIV/SIDA, relações de género e parentesco, a propósito da história de Marta, uma mulher jovem que descobre a sua seropositividade quando fica grávida. A intérprete e o seu marido servem de modelo ao superar as barreiras para proteger o seu primeiro bebé, através da sua participação do Programa de Prevenção da Transmissão do HIV de mãe para filho/a.

 

DOENÇA DA MÃE

Duração – 20minutos

O cancro da mama é uma doença que afecta negativamente a saúde da mulher. O filme é um instrumento contribuinte para educação e sensibilização das comunidades sobre este tipo de enfermidade.

 

VOZ NOTURNA

A vida nocturna para subsistência, na cidade da Beira. Abre espaço preocupante à instituições comprometidas com certos aspectos de saúde das mulheres daquele ponto do pais.

 

 

Importa destacar que as projeções dos filmes arrancam pontualmente as 17:30 e o workshop esta agendado para o dia 26 de abril corrente, a partir das 18horas  onde os participantes deve fazer a inscrição através do Link: até ao dia 23 de Abril.

 

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.