A XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e criativos lançou o 1º HENNESSY X-ART COLLECTOR, um evento direcionado à comunidade de colecionadores de arte. O evento inaugural ocorreu nesta quarta-feira, 25 de outubro corrente, nas suas instalações e marcou o início de uma série de edições que serão realizadas em diversas galerias, ateliês, casas dos artistas e oficinas criativas.
O 1º HENNESSY X-ART COLLECTOR serviu de oportunidade única para os entusiastas da arte adquirirem peças excepcionais, conectarem-se com a artista inaugural, Reinata Sadimba, que durante o masterclass, dirigido pela artesã, onde de forma inicial tratou de apresentar o material que usa para a composição das suas obras e fez uma demostração com a criação de uma obra de gemeos.
A XHUB promove o HENNESSY X-ART COLLECTOR com intuito de criar um espaço interativo e colaborativo onde os artistas possam exibir seu trabalho e os colecionadores logrem encontrar peças únicas para suas coleções. Através dessa iniciativa, a XHUB pretende estabelecer uma plataforma para incentivar a descoberta de peças inéditas e estimular trocas culturais no mundo da arte.
Para o director geral da XHUB, Paulo Chibanga, “o HENNESSY X-ART COLLECTOR é uma iniciativa com o objectivo de criar e solidificar a comunidade de colecionadores de artes e visa visitar e explorar diferentes cenários artísticos. Acreditamos que as galerias, ateliês, casas dos artistas e oficinas criativas oferecem uma perspectiva única sobre as obras e seus contextos de criação. Essa abordagem possibilita aos colecionadores uma experiência mais intimista e rica, aproximando-os do processo de produção artística”.
A curadora da exposição e comentadora da 1ªedição do HENNESSY X-ART COLLECTOR, Alda Costa, defende que esta é uma “iniciativa que promete ser uma experiência enriquecedora, repleta de descobertas impressionantes e oportunidades para a construção de laços duradouros entre artistas e colecionadores”.
Importa destacar que na galeria da XHUB esta patente um exposição que durante 7 dias colecionadores e amantes das artes podem visitar aberta no ambito da iniciativa HENNESSY X-ART COLLECTOR.
SOBRE HENNESSY X-ART COLLECTOR
HENNESSY X-ART COLLECTOR é uma comunidade de coleccionadores no mundo da arte, motivada tanto por questões estéticas, políticas, sociais ou simplesmente a paixão pela arte, que contribui para o enriquecimento do patrimônio artístico do país, além de estimular um gosto artístico em um determinado contexto local, histórico e social.
OBJECTIVOS DO HENNESSY X-ART COLLECTOR
O HENNESSY X-ART COLLECTOR visa aproximar os colecionadores, criando-se uma rede de networking e de valorização das artes de moçambique e do mundo. Criar um ambiente entre colecionadores e o mundo das artes, Promover cultura de coleccionismo de arte, aproximação artistas, galerias, curadores e potenciais compradores numa experiência cultural imersiva e intelectual. Para isso, a comunidade é organizado de forma a oferecer uma programação completa das artes, proporcionando a comunidade diferentes possibilidades para conhecer o universo da arte.
MINI BIO DA RENATA SADIMBA
Reinata Sadimba é artesã moçambicana, nascida em 1945, na aldeia de Nemu, Cabo Delgado. Filha de camponeses, ela recebeu uma educação tradicional Makonde que incluía a fabricação de objectos utilitários em barro. Aprendeu a arte de ceramista com a sua mãe, primeiro para alimentar a sua família depois de perder o seu pai muito jovem e mais tarde porque a argila lhe permitia “dizer coisas que não sabia contar de outra maneira”.
PERCURSO – O trabalho de Reinata é muito determinado pelas suas experiências pessoais. Casada jovem e divorciada duas vezes, teve oito filhos, sendo que apenas um sobreviveu. Tem a cara tatuada, segundo as tradições makondes.
PRÉMIOS – Reinata já recebeu vários prémios e fez exposições em vários países, como Bélgica, Suíça, Portugal, Dinamarca, Itália, África do Sul e Tanzânia. Seus trabalhos estão representados em várias instituições, como o Museu Nacional de Arte, Maputo e o Museu de Etnologia de Lisboa. Fazem parte da Colecção de Arte Moderna de Culturgest e de numerosas colecções privadas em todo o mundo.
Por: Gil Gune