O AZGO Festival participa desde o dia 13 de abril corrente, da 13ª edição do Mercado Internacional de Artes Performativas do continente africano – Masa, que decorre na cidade de Abidjan, capital da Costa do Marfim e com seu término agendado para o dia 20 do corrente mês. A comitiva moçambicana é liderada pela diretora do Festival AZGO, Júlia Novela e é destaque que a Banda Kakana e a Coreografa e Bailarina Janete Mulapha tem actuação agendadas.

 

Esta será a segunda vez que a diretora geral do Festival AZGO viaja para a Abidjan. Em sua primeira visita, Júlia Novela, tinha como objectivo concluir o processo de seleção dos materiais enviados ao Masa, juntamente com os outros membros do Comité artístico.

 

A participação do Festival AZGO como membro do comitê artístico internacional do Festival de Artes Maza é um reconhecimento do trabalho árduo ligado a promoção da cultura moçambicana, turismo, segmentação de artistas aos mercados sólidos e conectar artistas de diferentes regiões do continente africano.

 

O MASA busca promover a diversidade cultural, estimulando o diálogo entre diferentes formas de arte e valorizando o potencial criativo dos jovens. A décima terceira edição decorre sob o lema “Juventude, Inovação e Empreendedorismo”.

 

A curadoria artística do festival foi realizada por uma comitiva composta por membros de Moçambique, Marrocos, Estados Unidos da América e Costa do Marfim. Ao todo, foram seleccionados 69 projetos, distribuídos nas seguintes categorias: 20 de música; 06 de teatro; 14 de dança contemporânea; 06 de Slam; 06 de humor; 12 de artes circenses e de fantoches; e 05 de conto. Os projectos selecionados representam 22 países.

 

 

A banda Kakana, conhecida por seu estilo único irá encantar o público com sua música envolvente e letras inspiradoras. A Kakana é um dos grandes nomes da cena musical moçambicana e sua inclusão no Festival de Artes Masa é uma prova do talento que temos para oferecer.

 

 

Além disso, teremos a participação da talentosa coreógrafa e bailarina Janete Mulapha, que trará sua expressão artística por meio das artes cênicas. Janete é uma figura reconhecida em Moçambique e sua presença no Festival de Artes Maza garantirá momentos de pura emoção e beleza.

 

 

 

SOBRE O MASA

 

O Festival das Artes da Costa do Marfim (MASA) é um evento bienal que celebra a diversidade cultural e a criatividade artística. Desde a sua criação em 1993, o MASA promove o diálogo intercultural e a valorização das artes africanas e tornou-se um dos festivais mais importantes da África, atraindo artistas, profissionais do sector cultural e amantes das artes de todo o mundo, através de uma extensa programação de dança, música, teatro, artes visuais e outras expressões artísticas.

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.