A XHUB- Incubadora de Negócios Criativos em parceria com o Museu Mafalala realizou, no dia 20 de Maio corrente, um PodCast com a banda Kakana e a cantora Beauty Sitoe, que tinha como tema de fundo a “Composição vs Centenário de José Craveirinha”.
O podcast contou com a participação de pouco mais de 15 jovens de todo o pais que participavam de uma residência artística promovida pela Associação Iverca, e de artistas, jornalistas, promotores de espetáculos e escritores.
Durante pouco mais de hora e meia, a sala era verdadeiramente um espaço de produção de conhecimento, visto que, a discussão de performance, improvisação e composição espelhava-se nos artistas presentes na gravação do PodCast que foi moderado pelo jornalista e apresentador de Televisão David Bamo, era mesmo uma realidade tangível.
Momentos marcantes foram registados de conto exclusivo de poemas de José Craveirinha, até porque, o evento visava também celebrar e imortalizar este poeta que há 28 de Maio de 2022 celebraria se estivesse em vida os seus 100 anos de vida.
Yolanda e Jimmy Gwazha membros da banda Kakana defenderam na altura que celebrar Craveirinha é mais que uma festa, porque com os seus escritos permite-lhes olhar e aprender novas nuances de composição rítmica até a textual.
Com trajes de espetáculo e sua Mbira, Beuty Sitoe, fez uma demostração de como cantar até aqueles poemos que aparentemente apresentam uma postura de recitais e cantando o grito Negro, convidou a Yolanda Kakana a cantar com ela fazendo um dueto único de duas vozes que antes não foram cruzadas.
Importa destacar que o podCast com o tema Composição vs Centenário de José Craveirinha é o segundo a ser gravado pelo Xhub, visto que, o primeiro foi gravado com Prodígio e Hélio beats e que contou com a moderação do jornalista Gil Gune. A natureza dos podcast do XHUB é com público para permitir que a partilha e intercâmbio de ideia seja intensa.
Importa destacar que, a residência artística era destinada a artistas de diversas artes, desde músicos, fotógrafos, pintores e das outras expressões artísticas de nacionalidade moçambicana.
O X-Hub, Incubadora de Negócios Criativos é uma iniciativa da Khuzula, em parceria com The Music In Africa Foundation (MIAF) e Goethe-Institut South Africa. O projeto faz parte do Sound Connects Fund, que é implementado pelo MIAF em parceria com o Goethe-Institute e viabilizado com financiamento dos ACP-EU Programa Cultura com cofinanciamento do Goethe-Institut. A Siemens Stiftung, uma fundadora parceiro do MIAF, é também parceiro do fundo, como é o caso das Tintas CIN e da União Europeia no âmbito Programa de Apoio dos Actores não Estatais (PAANE).