XHUB foi palco no dia 13 de agosto, depois das 20horas, do concerto musical protagonizado pelos artistas Max-hoba, Stelio Mondlane e Thapelo.
O concerto musical de Stelio Mondlane, Max-Hoba e Taphelo tinha visava resgatar períodos marcantes de música e trazer o tradicional com o jazz fazendo uma fusão de ritmos e músicas de África, especificamente, da África do sul e Moçambique.
O evento foi inserido no leque das apresentações designadas X-LIVE que tem o objectivo de promover músicas ao vivo que fazem parte dos objetivos da X-HUB, onde o forte é hospedar e nutrir músicos de todos os níveis e os incentivar a criar conteúdo e apresentações originais que realmente reflitam sua identidade e raízes, respectivamente.
O concerto com a presença de um público bastante diversificado e a sua composição mostrou que na arte há sim ausência de fronteiras, de tal forma, que os temas apresentados pela tripla de artistas não se limitava num único género musical.
O reggue, Kwaito, Xigumbo, Jazz e outros géneros musicais que interligam Moçambique e Africa do sul foram destacados o que permitiu que o público na totalidade se encaixasse em cada estilo apresentado naquela noite o que levou, ao mesmo a pedir por mais uma música.
Com três protagonistas o concerto foi bastante animador e Max-Hoba fazia a voz principal, Stelio Mondlane bateria e Taphelo no teclado. É destaque que Max-hoba é um experiente locutor, produtor, tradutor, supervisor e consultor linguístico especializado em IsiXhosa, Sesotho e Inglês e também tem três aclamados álbuns lançados, totalmente, independentes em sua gravadora Maxhoba Entertainment.
A X-HUB recebe regularmente concertos musicais locais e internacionais onde apoia projetos musicais experimentais, originais que permitem aos entusiastas da música experimentarem diferentes gêneros e estilos, respectivamente.
Por: Gil Gune