A Música EZAMANY KIM’BEDIWA que na tradução livre significa “A tradição não se despreza” pertencente ao músico Moçambicano Stewart Sukuma foi recentemente nomeada para a categoria de melhor Dou ou Grupo Tradicional Africano, pela All Africa Music Awards cuja premiação decorrerá entre os dia 12 á 15 de Janeiro corrente.
A nomeação chega numa altura em que Stewart Sukuma encontra-se a realizar uma Tour nacional no âmbito dos 40 anos de carreira e lançamento do seu primeiro livro de Poesia intitulado “O Alfaiate e a Arte de Costurar o Amor”.
A música de sukuma apresenta uma forte influência de sonoridades típica da zona centro do país, o casamento dos instrumentos tradicionais e da narrativa por detrás das diferentes histórias sobre vida da sociedade e a sua tradição que na íntegra comanda a vida de parte dos moçambicanos.
Ezamany é proposta musical que demonstra maturidade, confirma versatilidade do Sukuma, mas acima de tudo, o respeito que este músico tem pelas tradições da sua terra natal, atraído pela magia da dança, feitiço da musicalidade do seu povo nativo e das raízes profícuas das diversas culturas que nelas viveu.
Numa publicação feita no instagram, Stewart Sukuma, Manifestou um sentimento de felicidade pela nomeação no AFRIMA e convidou aos seus fãs a votarem para o prémio através dum Link para que o premio chegue a moçambique. E para tal, deve se fazer através dos passos a seguir clicando aqui.
A música foi lançada e disponibilizada em todas as plataformas de streaming nos finais de maio de 2022 e contou com uma vasta equipa na sua produção onde se destaca a cantora Pureza Uafino, Armindo Salato, Júlia, Shico Fortuna, Stelio Mondlane, Nelton Miranda e sem esquecer Stewart Sukuma.
Por: Gil Gune