A XHUB projecta o filme “Doença da Mãe pertencente ao cineasta Gabriel Mondlane na sala de projeção da XHUB, no dia 17 de abril Corrente, a partir das 18h00. O Filme tem duração de 20minutos e apos a exibição seguirá uma sessão de debate sobre a temática do cancro da Mama que juntará associações moçambicanas, estudantes de diferentes organizações e especialistas com intuito de auxiliar na erradicação do cancro.
No pretérito ano de 2023, o Cineasta moçambicano Gabriel Mondlane, celebrou 45 anos de Carreira, onde parte das actividades inseridas nas festividades foram realizadas na XHUB, particularmente, exibições cinematográficas e o workshop subordinado ao tema “Realização do Som com Dramatologia Fílmica”.
No workshop Gabriel Mondlane partilhou suas experiencias profissionais ligadas ao cinema associadas as diversas viagens de trabalho, busca de fontes, recolha de dados para compor as suas histórias e as facetas que nutre diariamente um cineasta que pesquisa estórias de interesse público e, igualmente, de mudança comportamental.
Gabriel Mondlane é autor de vários filmes, entre outros, Chicualacuala, Terra Agonizada, Árvore Sagrada, Dança para Ti, Voz, A história do Mineiro, Silêncio da Mulher, Campo meu futuro, Ondas Comunitárias, Voz Nocturna, Guemulene Trilhando o Sonho e vários outros filmes.
SINOPSE´S
O cancro da mama é uma doença que afecta negativamente a saúde da mulher. O filme é um instrumento que contribui para educação e sensibilização das comunidades sobre este tipo de enfermidade. O cineasta busca por intermedio desta pelicula desconstruir estigmas sociais e auxiliar no processo de ensino e aprendizado público. (X)
Por: Gil Gune