A ministra da Cultura e turismo inaugurou, na tarde do dia 07 de Julho de 2022, em Maputo, a XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e Criativos a primeira de género ao nível da África lusófona.

A cerimónia foi bastante concorrida por diversas individualidades desde as governamentais, do empresariado privado, embaixadas acreditadas em moçambique, artistas de todas as expressões culturais e público amante das artes no seu todo.
A cerimónia começo com corte da fita e visita guiada pelo Director Geral, Paulo Chibanga, que tratou de apresentar os compartimentos da XHUB e o seu objectivo que na íntegra é direcionada aos artistas que precisam de um espaço para se profissionalizar e criar mais dinamismo nas suas actividades artísticas, por isso, que além de espaços co-works tem ao nível interno estúdios gravação e salas de edição das obras artísticas.

A ideia de implantação da XHUB surgiu durante o pico da pandemia da Covid19 para responder os diversos desafios que se impõem ao sector criativo em Moçambique, África e no mundo porque ficou visível a fragilidade dos mercados artísticos e do ecossistema cultural.

O director geral, Paulo Chibanga, na sua intervenção destacou que a sentiu “que era oportuno pensar de forma energética e activa para encontrar soluções programáticas e urgentes, focadas em resultados sólidos e eficazes, capazes de renovar a esperança dos artistas e reabrir horizontes para os gestores culturais”, por isso, com a “XHUB pretende-se fundamentalmente contribuir para a profissionalização do sector cultural e criativo através de uma plataforma para o desenvolvimento de competências, transferência de conhecimentos e de tecnologias, bem como para a conexão de consumidores, provedores e investidores no global da economia criativa, facilitando o acesso a mercados nacionais e internacionais.

O Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, discursando durante a cerimónia de inauguração da XHUB anúncio que brevemente irá se lançar um programa de apoio ao artista com objectivo primário de dar mas ênfase aos trabalhos artísticos.
Já a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, na sua intervenção, na cerimónia de inauguração do XHub-Incubadora de Negócios Criativos, iniciativa da Khuzula Investiments fez saber que materializar o estatuto do artista faz parte dos desafios do governo, sobretudo no actual quinquénio, e que a acção visa criar reconhecimento e valorização dos fazedores das artes nacionais e vai ser submetido em breve para apreciação e aprovação no conselho de ministros.

Materula instou os artistas a serem mais unidos e convida-os a apresentarem “as suas ideias para enriquecer o estatuto, afinal de contas, o artista merece toda dignidade” e deve se orgulhar em “dizer que paga as suas contas ou obrigações com a sua arte e o consumidor deve pagar as mesmas”.
Após os discursos inaugurais o palco da XHUB acolheu um concerto dinâmico com Cheny wa Gune, Katia vanessa, Hernan da Silva, Vintan Nifasse e sua Banda, Wazimbo, Jako Maron – Ilha reunião, Melony, Helio Beatz, Dj Granda beatz, Obedes Lobadias, Eduardo Salmo e um sketch teatral com o grupo Girassol.

A incubadora X-HUB é uma iniciativa da Khuzula e é financiada pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut. O Sound Connects Fund é possível com financiamento do ACP-EU Culture Programme, um projeto implementado pelo Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung. As tintas CIN também são parceiros do projecto.

Importa destacar que a Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula, avançou que iniciarão discussões de revisão de lei e estatuto do artista brevemente na XHUB.

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/xhub/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427