Os Tunezas realizam a partir do 7 de outubro corrente um tour de comédia de 6 espetáculos em 6 cidades de carro com intuído de conhecer moçambique real e as suas formas de ser estar. A Informação foi avançada pelo Leonel Mendes Coordenador Geral do Improriso Moçambique que destacou que essa será a tour de comédia jamais vista em moçambique que engloba aspectos bastantes didáticos associados às pesquisas que os humoristas angolanos e nacionais farão com objetivos de construir histórias humorísticas na base das vivências e enredos que colectaram durante a viagem que partira de Maputo a cidade de Tete.

 

Os Tunezas farão nas cidades de Maputo, Xai-xai, Vilankulo, Beira, Chimoio e Tete um espetáculo em cada com intuito de animar e fazer também vários intercâmbios com comediantes nacionais, de tal forma, que nas cidades supracitadas os espetáculos serão abertos com humoristas locais.

 

 

Cesalty Paulo, carinhosamente conhecida como tia Bolinha, destaca que “mais uma vez em moçambique é simplesmente uma honra”, todavia, “queremos apresentar espetáculos que tem a base as histórias locais que marcam a sociedade moçambicana que é o que realmente temos feito há sensivelmente 20 anos”.

 

 

Um anúncio feito durante a conferência de imprensa é que o General Foge a Tempo- Momom, de nome oficial Costa Vilola, fez algumas pesquisas relacionadas com os insurgentes em Cabo Delgado, facto que em jeito de piada deixou ficar que pretende realizar um espetáculo exclusivo de bombas com finalidade de eliminar por completo os insurgentes.

 

“Os humoristas moçambicanos são tão ricos de histórias que podem abordarem sem buscar fontes de inspiração externas”. Costa, vai longe chamando atenção dos diferentes incidentes registados nas histórias moçambicanas e lembrou os episódios do julgamento do caso Dívidas ocultas e falou de algumas personagens que lhe marcaram bastante como é o caso do Juiz Efigénio Batistas, os advogados, os réus e outros nomes que muito bem podem ser aproveitados.

 

Ainda em moçambique os Tuneza vão facilitar uma Oficina Criativa na XHUB, no dia 17 de outubro, entre as 10:00- 12:00 horas para os estudantes da Escola de comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.

É destaque que a XHUB e o ImproRiso Moçambique assinaram, recentemente, na Incubadora de Negócios Culturais e Criativos, um memorando de entendimento que visa facilitar o processo de intercâmbio de comediantes e também para realizar com regularidade, semanalmente, concertos de Comédia Stand Up com diversos humoristas da praça moçambicana e estrangeiros.

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.