A Incubadora de Negócios Criativos XHUB realizou á nove de maio de 2022 o primeiro Podcast com o Rapper Prodígio e com Hélio Beatz, produtor do “Pandza do futuro” com objectivo de discutir musica, suas facetas e promover o intercâmbio entre artistas de diferentes áreas.

 

O podcast com duração superior a 45minutos foi gravado com intuito de colocar fazedores de géneros músicas diferentes a discutir sobre o processo de produção e venda do produtos musicais ao nível nacional e internacional.

 

Além das figuras de cartaz do podcast o mesmo contou com a participação de jornalistas culturais, Rappers e produtores de espetáculos moçambicanos que puderam trocar experiencias em diversos níveis desde a concepção da ideia de uma nova música até ao feedback.

 

Foi destaque no podcast a EP com sete faixas que é o terceiro que Prodígio lançou depois da Banda Deluxe, Tuga Deluxe e agora Moz Deluxe, este último conta com a participação dos conceituados artistas moçambicanos, como Mark Exods e TYKID nas “barras” e a produção esteve a cargo de Ellputo, Florindo Cossa e LydasseGMT.

 

Prodigia-te é um projecto de EP´s que o rapper usa para fazer um intercâmbio com os artistas dos países falantes de língua oficial português.

 

Pandza do futuro é o primeiro álbum de género que faz a fusão de diferentes instrumentos considerados clássicos que durante o podcast foi destacado por estar a trazer uma nova forma de ser estar na actualidade. O álbum comporta 17faixas musicais e conta com pouco mais de 10 artistas desde os que se destacaram no pandza anteriormente, outros que são destaque no Hip-hop e Kizomba.

 

Durante o podcast foi notório que as dificuldades que maior parte dos artistas travam no início é mesmo internacional até porque em algumas vezes são “banidos” na rádio e televisão e a Força Suprema é exemplo disso de tal forma que a partir dai começaram a investir em novais formas e plataformas para que a sua música seja consumida. No início da carreira, prodígio, também sofreu muita limitação e actualmente orgulha-se porque alcançou o nível dele devido a chegada das plataformas de streaming como o soundcloud e Youtube.

 

Numa perspectiva “pandzista”, Hélio Beatz destacou que não é tarefa fácil se destacar no mundo musical “primeiro porque há muita gente que parece que só existe para dificultar a vida de novos artistas”, porém, superou está situação porque “o Pandza do futuro é muito bom e tendencioso porque inclui novas tendências, instrumentos considerados clássicos e essência ainda mantém, por isso, que é do futuro”.

 

De realçar, que os podcasts da XHUB são realizados com intuito de colocar fazedores de diversas artes, particularmente, os da musica a discutirem diferentes facetas e ângulos de abordagem  com participação de diferentes artistas, jornalistas e críticos da área cultural.

 

A incubadora X-Hub é uma iniciativa da Khuzula e é financiada pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut. O Sound Connects Fund é possível com financiamento do ACP-EU Culture Programme, um projeto implementado pelo Secretariat of the African, Caribbean and Pacific (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung.

 

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/xhub/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427