Está patente desde a noite do dia 16 de Agosto á 16 de Setembro do corrente ano na galeria da XHUB a exposição de artes plásticas, fotografia e esculturas pertencente a 12 artistas que exploram diversas técnicas e temáticas.
A cerimónia de Inauguração foi bastante concorrida por diversas individualidades que se destacam na arena cultural, gestores dos principais centros culturais ao nível nacional, criativos de diferentes áreas, apreciadores e colecionadores de obras artísticas.
A exposição designada Expressões Colectiva junta na galeria interna e externa da XHUB 12 artistas que disponibilizaram pouco mais de 50 obras artísticas que estarão expostas de forma física na Incubadora de Negócios Criativos até 16 de setembro do corrente ano.
Expressões Colectivas surge no âmbito de cruzamentos de artes e da projecção da cultura moçambicana além-fronteiras, de tal forma que as obras estão disponível para apreciação e venda nas principais lojas de obras artísticas.
A directora executiva da XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e criativos, Júlia Novela, na cerimónia de inauguração defendeu que com a “exposição pretende-se estimular os artistas no seu todo para que abracem a XHUB que está de mãos abertas para criar e facilitar o processo de produção de renda com base nas peças”.
Numa outra vertente, Novela fez saber que as obras expostas na XHUB “narram diversas histórias que tem como base o amor, vivências e inspirações”, até porque, “esta exposição revela a existência de diversos valores de auto – estima, amizade, solidariedade, inclusão, respeito mútuo, tolerância, convivência pacífica e, sobretudo, a valorização contínua da diversidade criativa”.
A curadoria da exposição esteve a cargo do Sebastião Coana coadjuvado pelo Mário Monjane onde o processo de montagem da exposição obriga de forma intuitiva o visitante a fazer uma viagem pelo tempo e espaço olhando na tonalidade rica das cores que criam uma estética que dá vida e esperança nas artes no seu todo.
É destaque que esta é a primeira Exposição, por sinal, colectiva a ser aberta na XHUB que estará patente até ao dia 16 de setembro de 2022 e aberta ao público para efeitos de visita das 17h:30min as 21horas.
Por: Gil Gune