Arrancou hoje na XHUB – Incubadora de Negócios Culturais e Criativos o workshop com o tema “Acesso a financiamento para projectos criativos” direcionado á 25 instituições ou singulares com projectos culturais e público interessado.

O primeiro dia foi bastante concorridos por criativos que operam em diversas áreas artísticas, académicos e gestores de casas culturais que na íntegra buscam mais subsídios acerca de diferentes formas usadas para acesso ao financiamento.

O workshop está a nutrir os participantes de matérias e mecanismos de busca de financiamento para projectos culturais, mostrar ferramentas para a busca de financiamento, disponibilizar modelos de mentoria e avaliação dos projectos culturais e criativos com foco no financiamento, respectivamente.

 

A docente e investigadora no Instituto Superior de Artes e Cultura, Matilde Muhocha, facilitando o primeiro tema ligado a aspectos conceptuais sobre Projectos Cultuais e a sua importância no processo de construção de uma narrativa para a sua submissão documental no financiador defendeu que “urge uma necessidade de se identificar sempre alguma fragilidade na sociedade para o princípio de construção de um projecto para depois aliar ou mesmo responder as perguntas que possivelmente lhes serão colocadas”.

 

Já o actor, produtor cultural, guia de turismo e membro fundador da Associação IVERCA, Ivan Laranjeira, falando em torno da Mentoria de pré-avaliação de um projecto defendeu que “há uma necessidade de persistência quando se pensa em buscar um financiamento para um projecto cultural”. Numa outra vertente, laranjeira ressaltou que “não se pode pensar num projectos quando se houve que há uma chamada de recepção de projectos porque isso as vezes tira a seriedade das organizações em detrimento do mercenarismo”.

 

O segundo dia será facilitado pelo Zeca Tsamba, Rufus Maculuve e Ofelia da Silva. Importa ressaltar que com os workshops a X-HUB pretende contribuir para o desenvolvimento da economia criativa local com objectivo de elevar o valor e a visibilidade dos produtos e serviços criativos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.