A Khuzula procedeu no pretérito Sábado, 21 de Outubro corrente, a apresentação de atividades desenvolvidas durante a implementação do projecto XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e Criativos, nos últimos 18 meses, onde foram realizados cerca de 150 eventos e sessões formativas onde foram capacitados 650 criativos.
O evento de apresentação foi um momento especial para a Khuzula, visto que, serviu não só para apresentar actividades realizadas mas para demonstrar o puder da cultura na promoção da unidade nacional. Além disso, proporcionou um ambiente interativo para que os participantes possam se conectar com outros profissionais da área para compartilhar ideias, inspirações e possíveis colaborações.
Ao longo dos últimos 18 meses, o XHUB se estabeleceu como um centro de excelência e de promoção dos talentos criativos em diversas áreas artísticas. Com pouco mais de 150 eventos realizados, o XHUB tem sido o local preferido para a realização de workshops, espetáculos musicais, exposições e lançamentos de álbuns, atraindo tanto artistas renomados quanto promessas emergentes.
Com foco na capacitação dos talentos, o XHUB destaca-se pela formação de 650 criativos nas mais diversas áreas ligadas às artes. Através de programas abrangentes, abordando matérias diversificadas, o XHUB tem ajudado a desenvolver e aprimorar habilidades artísticas, impulsionando a criatividade e a inovação entre os participantes.
O Director Geral da Khuzula, Paulo Chibanga, durante o seu discurso destacou que ao longo dos últimos 18 meses, orgulha-se pelo “facto de ter contribuído para a construção de redes de relacionamento entre os profissionais do sector criativo, ampliando o networking necessário para transações empresariais e, fomentamos uma melhor comunicação e colaboração entre os co-workers, que nestes corredores e em outros espaços da X-Hub, partilham oportunidades e soluções”.
“Através de workshops e outras acções de formação e capacitação, melhoramos as ferramentas e as aptidões de quem ousa ser empreender na área criativa: que é uma tarefa desafiadora, exigente e de muita coragem! A X-Hub tornou-se em 18 meses um cronômetro que atesta a precisão do mercado, mede resultados e procura corrigir falhas dentro do circuito criativo quando falamos das componentes: negócios, empreendedorismo e impacto social”, concluiu Chibanga.
Durante o evento de apresentação de resultados a XHUB Lançou o primeiro aplicativo de streaming de podcasts e programas de rádio e músicas. Trata-se do SERINUS, que proporciona aos usuários uma experiência única e diversificada de conteúdo cultural e artístico.
Importa destacar que durante o evento, foram feitas apresentações musicais dos artistas consagrados e emergentes, com destaque para: Stewart Sukuma, Wazimbo, Elvira Viegas, Roberto Chitsondzo, Naila Taquidir, James Macamo, Kayena Xihiwa, Radjha Ally, Xixel Langa e Deuscio Vembane que por sinal gravaram as suas músicas nos estúdios da XHUB no âmbito do projecto assistência técnica e artística.
Sobre o XHUB
O XHUB é um espaço de promoção e apoio às atividades criativas, localizado em Maputo. Fundado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a expressão artística, o XHUB se dedica a capacitar e conectar profissionais das mais diversas áreas ligadas às artes, fomentando a criatividade e a inovação.
Por: Gil Gune
Uma resposta
Great article and right to the point. I am not sure if this
is really the best place to ask but do you guys have any ideea
where to get some professional writers? Thx 🙂