A XHUB realizou nas suas instalações em Maputo, o concerto musical com o artista da Ilha Reunião, Fayazer, na última sexta-feira, 22 de julho. O concerto musical foi bastante concorrido pela nata dos artistas de diferentes expressões, representantes de centros culturais e amantes de música.  

 

Fayazer foi acompanhado por dois instrumentistas e cantou todas 12 músicas que compõe o seu novo álbum intitulado “Empire Maron”, lançado em 2021 e que é o culminar de anos de pesquisa e criação.

O concerto realizado na X-HUB foi o culminar de uma missão muito bem cumprida, visto que, antes foram realizadas uma serie de actividades ligadas a intercâmbio com artistas nacionais onde destaca-se encontros entre Fayazer e Helio Beatz e a gravação de uma música no estúdio da XHUB.

A performance artística musical do Fayazer mostra que a Ilha Reunião apesar de ter o Crioulo e francês como idiomas mais usados há também uma mistura que demostra com a sonoridade das musicas que tem uma tendência – se não – influencia musical africana muito forte.

As músicas do álbum Empire Maron narram diversas histórias desde a relação e a forte influencia que a sociedade sofre por coação feminina, isso na música, Wyawé que fortemente levantou o público presente na X-HUB por conta da sua dinâmica rítmica e outras bastante animadas.

O concerto do Fayazer realizou dois concertos o primeiro na X-HUB na sexta-feira e o segundo no museu Mafalala no âmbito da parceria criada entre a OTHAMA e o Mercado da indústria da música do Oceano Índico-IOMMA que visa criar maior dinâmica, criação de intercâmbio artístico musical entre moçambique e Ilha reunião, de tal modo que, num passado recente Rajha Ali e sua banda participou da maior montra musical realizado na Ilha reunião.

O Mercado da indústria da música do Oceano Índico-IOMMA tem como seu objectivo o fortalecimento da plataforma da indústria da música na área do Oceano Índico e este mercado favorece trocas, encontros e oportunidades entre artistas e profissionais, ao mesmo tempo em que constrói uma ponte para a indústria da música na Europa, Austrália, América, Ásia e actualmente com a Africa por intermedio de Moçambique.

 

Importa ressaltar que Fayazer é até então o primeiro artista internacional a realizar o seu concerto musical na X-HUB e o segundo a realizar intercâmbio com artistas nacionais organizados pela incubadora negócios culturais e criativo.

A X-Hub é um projecto financiado pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut. O Sound Connects Fund é possível com financiamento do ACP-EU Culture Programme, um projeto implementado pelo Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung. As tintas CIN também são parceiras do projecto.

Por: Gil Gune

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/xhub/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427